Notícias

Publicado em: 19/01/2017

Arquitetura de Atmosfera, já ouviu falar?

A Arquiteta Bibiana Menegaz, de Porto Alegre/RS, tem especialização em Design de Hotéis pela Politécnica de Milão e se dedica a esta área.

A Arquitetura de Atmosfera é o segmento da arquitetura que se preocupa em despertar lembranças e emoções através de estímulos sensoriais. Dessa forma, um espaço consegue ser reconhecido e lembrado, destacando-se dos demais.
Dispositivos sensoriais específicos provam que todos os sentidos podem ser significativos em transformar as qualidades experimentais da arquitetura.
Atualmente, a maior parte das reservas dos meios de hospedagem é feita pela internet. A escolha dos usuários é sustentada nas informações fornecidas por ele e, principalmente, nas opiniões e experiências de outros hóspedes. Dados indicam que os hóspedes escolhem sua hospedagem baseados em qualidade na arquitetura e manutenção.

Qual o seu problema ou desejo?
- ampliar
- mehorar/renovar
- aumentar ocupação
- mais clientes
- recuperar imagem
- aumentar competitividade

Quer construir um hotel ou pousada? comprou um hotel? está planejando ampliar ou reformar? E precisa de:
- projeto
- equipagem
- apartamento modelo ou singular
- retrofit
- assessoria
- ambientação

Precisar valorizar o seu hotel? quer aumentar sua margem de lucro?
- Falta manutenção
- Plano de manutenção
- Treinamento
- Manual de Manutenção

10 motivos pelos quais é importante ter um arquiteto especializado em hotelaria para auxiliar em decisões e planejamentos:
1. A arquitetura é a responsável pela primeira impressão do hotel. Pode atrair ou afastar clientes. Os viajantes querem lembrar de experiências únicas e criativas. Estas, aliás, são os itens mais comentados nas redes sociais após a hospedagem.
2. A qualidade do material e emprego correto dos materiais é de extrema importância. Más escolhas podem gerar retrabalhos, tempo perdido e aumento de custos. O que se economiza de um lado, se gasta do outro.
3. Falta de planejamento acarreta em decisões que podem tomar muito tempo e dinheiro para serem contornadas.
4. O maior prejuízo para um hotel são os custos invisíveis, aqueles que produzem a deterioração da imagem do hotel devido à má qualidade das instalações e serviços. Instalações envelhecidas não só afastam os hóspedes como também produzem despesas muito elevadas.
5. A arquitetura pode ajudar a tangibilizar seu posicionamento, sua identidade, sua proposta, seu diferencial. A decoração do hotel precisa fazer parte da identidade do estabelecimento e deve ser única.
6. Existem questões básicas de conforto que podem ser resolvidos com a arquitetura. O importante é o projeto ter coerência e proporcionalidade. Não é preciso ter um hotel de luxo para proporcionar aos hóspedes bom gosto, requinte e funcionalidade.
7. Exigência da modernidade e dos consumidores tem motivado hoteleiros a apostar na organização e qualidade. Os hóspedes estão cada vez mais “viajados” e exigentes, não somente com os serviços prestados pelo estabelecimento, mas também em relação à decoração e ao design dos espaços do hotel.
8. A atmosfera proporcionada pela arquitetura, decoração e personalidade do hotel é e sempre será uma atração.
9. A criatividade com a decoração pode encantar e envolver o hóspede que tende a lembrar de detalhes interessantes e únicos ao recomendar um hotel a outras pessoas.
10. A inclusão através da acessibilidade e a sustentabilidade são questões que o arquiteto tem pleno co- nhecimento  para aplicar. A expectativa futura é de uma população mais velha e plenamente conciente das questões ambientais relevantes.
As soluções para os edifícios podem ser reflexos da própria cultura e a arquitetura pode ser usada para criar hotéis de sucesso em todos os mercados. O design de hotéis ocupa lugar de destaque no negócio hoteleiro: quando utilizado adequadamente o poder da arquitetura pode criar um conceito que poderá ser um grande diferencial na atração dos hospedes.

O escritório Bibiana Menegaz Arquitetura de Atmosfera busca pela lucratividade através da paixão pela arquitetura, aliada ao trabalho e a valorização da experiência adquirida, sem falar na criatividade, inovação, qualidade, funcionalidade, sofisticação, investimento, atemporalidade.
Bibiana é formada UFRGS, tem especialização em Design de Hotéis pela Politécnica de Milão, tem participação na Feria Cersaie em Bologna; atua desde 2011 em diversos segmentos e participa de projetos em meios de hospedagem no Rio Grande do Su, como a criação do apartamento design Laghetto Casa Cor RS 2015.

Bibiana Vital Menegaz - Arquiteta de Atmosfera
CAU A85201-5
51.9237.8283
bibiana@bibianamenegaz.arq.br
www.bibianamenegaz.arq.br

View?url=%2fsystem%2fbanners%2fimages%2f000%2f000%2f064%2foriginal%2fbanner_guia__ph_7edicao_2015View?url=%2fsystem%2fbanners%2fimages%2f000%2f000%2f065%2foriginal%2fbanner-dcupom-204x400px