Notícias

Publicado em: 04/09/2017

Revolução da Culinária Farroupilha no Parador Casa da Montanha

O evento gastronômico ocorre entre os dias 15 e 17 de setembro no ecovillage, em Cambará do Sul/RS.

O melhor da culinária do Rio Grande do Sul ganhará uma releitura por renomados chefs da atualidade. Essa é a proposta do “Revolução da Culinária Farroupilha” que ocorre no Parador Casa da Montanha, em Cambará do Sul, de 15 a 17 de setembro.

Com o tema “Aurora do Campo”, o evento terá como convidados especiais os chefs Arika Messa, Marcelo Schambeck e Rodrigo Bellora, o líder do movimento Slow Food da Serra Gaúcha Daniel Castelli e o assador Marcelo Sartori. Além disso, os participantes serão convidados a participarem do Setembro Verde, iniciativa nacional que visa estimular os brasileiros a consumirem mais frutas e hortaliças nas refeições do dia-a-dia.

A base de uma boa alimentação está no campo. De uma maneira natural e orgânica, promover reflexões e revelar a importância, sabor e qualidade, daquilo que comemos figura na busca por uma vida mais saudável e sustentável”, afirma Rafael Peccin, diretor de marketing do Grupo Casa da Montanha. Hoje, a gastronomia do Parador Casa da Montanha está muito alinhada ao movimento Slow Food e aos produtos orgânicos. Todas as hortaliças servidas no ecovillage são cultivadas em hortas próprias. “Estamos com uma parceria muito legal com a Isla Sementes. Todos os nossos clientes estarão recebendo de cortesia, junto ao nosso kit de boa viagem, sementes para plantar em casa”, conclui Rafael Peccin.

A “Revolução Farroupilha” é uma experiência única, que mistura alta gastronomia, turismo e descanso em um dos hotéis mais charmosos do Sul do Brasil.


As reservas já podem ser feitas, e mais informações estão disponíveis pelo telefone (54) 3295.7575 ou pelo e-mail reservas@casadamontanha.com.br.

Confira a programação completa:

Sexta-Feira, dia 15
18h – Recepção de boas vindas com linguiças artesanais preparadas na lareira e com acompanhamentos; bate-papo sobre alimentação saudável, slow food e a utilização de insumos orgânicos.

21h – Jantar preparado pela chef Arika Messa e pelo líder do movimento slow food na Serra Gaúcha Daniel Castelli. A alma gaúcha e a virtude da vida de campo servirão de temática para a elaboração dos pratos.

Sábado, dia 16
 7h – Inicio da preparação do tradicional Fogo de Chão do Parador Casa da Montanha. As peculiaridades do fogo, técnicas para espetar e outras curiosidades de todo ritual do churrasco campeiro.

10h - Após o café-da-manhã, um workshop sobre geléias com representantes da fazenda Sabores da Querência, de Cambará do Sul. Durante a oficina serão apresentadas dicas e técnicas para preparação de geléias, além da produção de compotas para a degustação com as carnes do tradicional churrasco campeiro.

13h – O saboroso churrasco de fogo de chão terá interação, trocas de técnicas e segredos sobre do assado com o especialista no assunto Marcelo Sartori. A refeição ganha ainda mais destaque com os acompanhamentos especiais produzidos pelos chefs convidados.

16h30 - À tarde Daniel Catelli irá apresentar o bate-papo sobre o universo dos orgânicos, da importância do rito da alimentação e da agricultura familiar.

21h – O jantar será comandado pelos chefs Marcelo Schambeck e Rodrigo Bellora, que irão conduzir os convidados em uma experiência sobre a essência do natural e sabor dos alimentos com origem no campo, criando combinações capazes de alimentar o corpo e para deleite da alma.

Domingo, dia 17
Dia livre para aproveitar a bela natureza dos Campos de Cima da Serra. Entrega do kit de boa viagem com sementes para plantar em casa, da Isla Sementes.

Chef Arika Messa
Formada em Gastronomia pela Unisinos, em 2006, é chef executiva no Hotel Casa da Montanha, localizado em Gramado.  Possui larga experiência em diferentes restaurantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. A chef também ministrou aulas na Escola de Gastronomia do Senac-RS e, atualmente, é sócia-proprietária da empresa de eventos Beta Food. Além disso, realiza consultorias, palestras, workshops, feiras gastronômicas e eventos particulares em todo o Brasil. Em 2015, participou do reality show The Taste Brasil, promovido pelo canal GNT, na equipe do renomado chef Claude Troisgros.

Chef Marcelo Schambeck
Chef e proprietário do restaurante Del Barbiere, um dos nomes de maior destaque no cenário gastronômico de Porto Alegre. Formado em Gastronomia, já trabalhou ao lado de chefs como Flavia Quaresma, no Rio de Janeiro. Passou também por experiências nas cozinhas de Neka Menna Barreto e de Helena Rizzo. Em seus cardápios, Marcelo busca valorizar os ingredientes e os sabores regionais, respeitando a sazonalidade, com destaque para o uso dos produtos orgânicos.

Chef Rodrigo Bellora
Nascido em Bento Gonçalves, o Chef Rodrigo Bellora escolheu o caminho das descobertas e aprendizados práticos. Iniciou na cozinha apreciando o prazer e facilidade com que a mãe mineira tinha em cozinhar para a família, e, anos depois, profissionalizou sua cozinha do Valle Rustico logo após a pós-graduação em Gestão Empresarial e a graduação em Turismo. Seus primeiros ensinamentos em gastronomia (Cozinheiro e Sommelier) foram adquiridos no SENAC de Bento Gonçalves, seguido de intercambio profissional na Itália e profissionalização de chef Avançado na UCS/ICIF em Flores da Cunha. É um dos fundadores do Convivium Slow Food da Primeira Colonia da Imigração Italiana. Seu restaurante, o Valle Rustico, foi eleito melhor restaurante contemporâneo de Bento Gonçalves. Também atuou como professor do SENAC e da UCS nas áreas de hospitalidade e gastronomia.

Daniel Castelli – Slow Food
Natural de Porto Alegre, mas residente em Canela, na Serra Gaúcha, Daniel Castelli é diretor da Monã Centro de Estudos Ambientais que faz parte do grupo Castelli, juntamente com a Castelli Escola Superior de Hotelaria e Escola de Chocolataria, Produtor da Rede Ecovida de Agroecologia e líder do Convívio Slow Food Serra Gaúcha, localizado em Canela.  O Slow Food é uma organização não governamental que tem como objetivo promover uma melhor apreciação da comida, melhorar a qualidade das refeições e uma produção que valorize o produto, o produtor e o meio ambiente. Atualmente o movimento conta com mais de 100 mil membros e tem apoiadores em mais de 150 países.

Parador Casa da Montanha
Charme, gastronomia e hospedagem na mais bela paisagem da Serra Gaúcha. Isso é o que promete o Parador Casa da Montanha, em Cambará do Sul, inaugurado em 2002 pelo Hotel Casa da Montanha de Gramado. Localizado numa fazenda próxima do Parque Nacional dos Aparados da Serra e do Canyon Itaimbezinho, está numa das regiões mais lindas do Brasil, nos Campos de Cima da Serra. Com o conceito Ecovillage, é aconchegante, com estilo rústico e um toque de sofisticação. O Parador oferece 19 cabanas térmicas de luxo, inspiradas nos mais conceituados lodges africanos. Totalmente equipadas, foram especialmente desenvolvidas para suportar o frio desta região. A ideia é de um acampamento, porém sem abrir mão do conforto. Oferece ainda diversos tipos de passeios e aventuras inesquecíveis pela região. O Parador Casa da Montanha integra a lista dos hotéis “Roteiros de Charme”.

SERVIÇO:
Revolução da Culinária Farroupilha – Aurora do Campo
De 15 a 17 de setembro
Parador Casa da Montanha
Estrada do Faxinal, s/n° - Morro Agudo – Cambará do Sul/RS
(54) 3504.5302 – (54) 3295-7575
reservas@casadamontanha.com.br - www.paradorcasadamontanha.com.br

Fonte:
Adriano Cescani e Robledo Milani
Phosphoros Novas Ideias
Porto Alegre – RS – Brasil
(51) 3012.6810 – (51) 98184.1561
phosphoros@phosphoros.com.br – www.phosphoros.com.br

Filipe Chagas
filipe@phosphoros.com.br

View?url=%2fsystem%2fbanners%2fimages%2f000%2f000%2f064%2foriginal%2fbanner_guia__ph_7edicao_2015View?url=%2fsystem%2fbanners%2fimages%2f000%2f000%2f065%2foriginal%2fbanner-dcupom-204x400px