Notícias

Publicado em: 17/03/2020

Como se prevenir contra o coronavírus

Secretaria da Saúde de Gramado/RS enviou informações sobre sintomas e prevenções do Coronavírus.

Sintomas do coronavírus: quais são?
Com o avanço do coronavírus (Covid-19), diversas dúvidas vão surgindo. Entre elas, quais os sintomas clínicos que o vírus causa e quais seriam as diferenças com uma gripe comum.

No início da doença, não existem grandes distinções quanto aos sinais e sintomas de uma infecção pelo novo coronavírus em comparação com os demais.


Por isso é importante ficar atento às áreas de transmissão local. "Os sintomas são semelhantes aos de um resfriado ou gripe. O que há de diferente entre o coronavírus e uma gripe comum é a transmissibilidade. Enquanto a gripe comum tu pega ela através do ar, a Covid-19 é transmissível através do contato", relata Silvana Silveira, diretora da Atenção Básica e Programa dos Agentes Comunitários de Saúde.
Em geral, os casos suspeitos contemplam febre, tosse, coriza, dor no corpo, dor de garganta e falta de ar. Porém, nem sempre quem estiver com o coronavírus irá ter estes sintomas. “Há pacientes que podem estar com o vírus e serem assintomáticos. Também é importante ressaltar que nem todos podem ter febre”, comenta Silvana.
Outro fator relevante para determinar se a pessoa pode ou não ter adquirido o Covid-19 é se viajou para locais onde o vírus está presente. O período de incubação varia entre dois e 14 dias. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde recomenda que o gramadense que vier do exterior deve permanecer em casa pelo período mínimo de sete dias. O isolamento domiciliar auxilia numa eventual propagação do vírus.
Se durante este período sentir alguns sintomas gripais, a pessoa deve procurar imediatamente um posto de saúde e informar essa condição.

Contextos
Atualmente o Ministério da Saúde trabalha com situações. Veja abaixo.
1) Viajante: pessoa que apresente febre e pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, escarro, congestão nasal). E que tenha histórico de viagem para país com transmissão sustentada ou área com transmissão local nos últimos 14 dias
2) Contato próximo: pessoa que apresente febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, escarro, congestão nasal). E que tenha histórico de contato com caso suspeito ou confirmado para Covid-19, nos últimos 14 dias
3) Contato domiciliar: pessoa que manteve contato domiciliar com caso confirmado por Covid-19 nos últimos 14 dias e que apresente febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, escarro, congestão nasal)

Como se prevenir contra o coronavírus?

A proliferação do vírus se intensificará caso medidas de precaução não sejam tomadas. Este alerta do Ministério da Saúde reitera, em especial, a necessidade de lavar as mãos com frequência e a distância de aglomerações.
A recomendação inicial da Secretaria da Saúde de Gramado é que, em caso de suspeita dos sinais e sintomas do coronavírus, seja buscada ajuda nos postos de saúde mais próximos. “São os locais que estão preparados para atender com alta qualidade os pacientes”, confirma a diretora da Atenção Básica, Silvana da Rosa.

Higiene pessoal
Entre as medidas básicas está a lavagem de mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão. O Ministério da Saúde sugere, ainda, que o álcool gel seja utilizado para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras e maçanetas.
A água sanitária é uma opção para a limpeza doméstica a fim de desinfetar superfícies. Na higiene nasal, a recomendação é o uso do lenço descartável. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
Para a higienização das louças e roupas, o Ministério da Saúde indica a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Além disso, as máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus.
Outra dica é que as pessoas comprem antecipadamente e tenham em suas residências medicamentos para a redução da febre, controle da tosse e medicamentos de uso contínuo.

Medidas básicas
* Lavagem de mãos por 20 segundos
* Uso de álcool gel
* Ao tossir e espirrar, usar o antebraço
* Evitar lugares com grandes aglomerações
* Não compartilhar itens de uso pessoal
* Não compartilhar chimarrão

Mais dicas do Ministério da Saúde
Confira abaixo as recomendações, em vídeo, do Ministério da Saúde. As dicas são sobre como proteger você e sua família contra o vírus e também sobre a forma correta de lavar as mãos.

www.youtube.com/watch?v=Zr2nvqUXwrQ
www.youtube.com/watch?v=2h8vc-voPNQ
www.youtube.com/watch?v=n0Y2zS-sz1E

A Secretaria Municipal da Saúde, pensando nos questionamentos e necessidade de mais informações sobre o Coronavírus por parte da comunidade, está disponibilizando números de telefone para orientações.

A população pode ligar para os números: (54) 3295-7135, (54) 3295-7137 e (54) 3295-7138.

O atendimento é feito das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira.


#coronavírus #covid_19 #corona #gramado #dicasdisplaycard


Foto: Divulgação/Prefeitura de Gramado

Fonte:
LETÍCIA ROSSA
Assessora Especial do Gabinete
leticia.rossa@gramado.rs.gov.br
+55 (54) 3286 0200
Comunicação
www.gramado.rs.gov.br

View?url=%2fsystem%2fbanners%2fimages%2f000%2f000%2f064%2foriginal%2fbanner_guia__ph_7edicao_2015