Notícias

Publicado em: 12/11/2019

Concierge Gramado foi homenageado pelo Projeto Gralha Azul

Projeto Gralha Azul - do Festuris, contribuiu para o plantio de araucárias na Região das Hortênsias e na preservação da Natureza.

Sustentabilidade é o tema do momento, seja em Gramado/RS, seja no Planeta Terra. A cidade trabalha forte para se tornar cada vez mais um destino sustentável e promove ações em pról disso.

Buscando fortalecer ainda mais o desenvolvimento sustentável da Região das Hortênsias, o FESTURIS há mais de dez anos trabalha em questões relacionadas a práticas sustentáveis e reativou o Projeto Gralha Azul em 2018. Esta iniciativa de sucesso realizada durante os primeiros anos do evento foi idealizada por Hélio Lima Duarte. “Reativamos este belo projeto, criado pela antiga Soletur, que na época já se preocupava com o meio ambiente. Este projeto foi-nos doado para que pudéssemos utilizar durante o FESTURIS. O projeto Gralha Azul está focado totalmente na sustentabilidade e preservação da natureza”, afirmou Marta Rossi.

Na 31ª edição do Festuris, o Concierge Gramado foi homenageado, considerando o sucesso do projeto e sua preocupação em ter uma infraestrutura moderna e inovadora, sob os conceitos adotados de forma integrada: cultura, turismo, sustentabilidade e tecnologia.
O plantio da Araucária aconteceu no sábado 09 de novembro no jardim do hotel Master Gramado; a ação foi realizada pela CEO Marta Rossi, Pedro Accorsi e Lauro Justo - do Concierge Gramado, Adriana Paixão - gerente do Master Gramado, e por Vilson Dewes - secretário Adjunto do Meio Ambiente.

O Projeto Gralha Azul provocou o plantio de centenas de araucárias
Idealizado pelo Sr. Hélio Lima Duarte, quando sócio da antiga Soletur, uma das maiores operadoras de turismo da América Latina, o Projeto Gralha Azul nasceu com o intuito de preservar a natureza, por meio do plantio de araucárias em Gramado. O nome do projeto faz referência à ave símbolo do Rio Grande do Sul, que durante o inverno, retira o pinhão, o transporta e enterra para estocar. Nesse processo, contribui para a fixação e distribuição das araucárias em diversas áreas.

O projeto era realizado na fazenda da família Perini (proprietários do Hotel Serra Azul), localizada entre Gramado e Canela. Local para onde seu Hélio levava grupos de turistas para plantarem mudas de araucárias. Também, era realizado o projeto para o público infantil, no qual escolas de Gramado levavam as crianças para participar da atividade. Na época as mudas eram vendidas por R$ 2,00 cada, também eram comercializados copos, camisetas e souvenirs do projeto Gralha Azul. Além do cunho ecológico a ação também era beneficente, pois o valor arrecadado com a comercialização dos produtos era doado à um asilo da cidade de Gramado/RS.

Quem participava do projeto, recebia um certificado de participação “Sou turista Gralha Azul, estou ajudando o meio ambiente”. Até hoje muitos desses participantes expõe o certificado com orgulho em suas casas.

#concierge #conciergegramado #comeceseupasseioporaqui #lagonegrogramado #todomundoamagramado #turismo #turismogramado #cultura #culturaemgramado #prefeituragramado #sustentabilidade #turimossustentavel #meioambiente #mobiliáriourbano #gramadocidadeinteligente #smartcities #visitegramado #mapa #mapaturistico #mapadegramado #vendadeingressos #guardachuva #festuris #festuris31anos #somostodosfesturis #gofesturis #eventos #feira #negocios #gramado #serragaucha #meetingfesturis #gramadoserragaucha  #ficadicagramado #ondeiremgramado #dicasdisplaycard #DisplayCard #DisplayCard20anos

Fotos: Divulgação

View?url=%2fsystem%2fbanners%2fimages%2f000%2f000%2f064%2foriginal%2fbanner_guia__ph_7edicao_2015