Notícias

Publicado em: 31/05/2019

Sesc em pról do Meio Ambiente

Projeto “Descarte os maus hábitos”: para redução do consumo de materiais descartáveis e preservação do Meio Ambiente.

Quem passar pelas Unidades do Sesc/RS a partir de junho vai perceber uma significativa mudança que vai beneficiar muito o meio ambiente: a redução do uso de materiais descartáveis com o projeto “Descarte os maus hábitos”. Pratinhos, potes e copos plásticos são, por exemplo, alguns dos itens consumidos diariamente, que levam até 100 anos para se decompor. Por isso, estudos apontaram que é possível substituir insumos por itens mais duráveis como copos de policarbonato e Ecopos (copos de papel). A ideia é disseminar o projeto e reduzir em aproximadamente 60% o consumo de descartáveis no Sesc/RS.

O esforço em prol do meio ambiente vem se intensificando desde 2007, quando foi implantado na entidade o Programa de Conscientização Ambiental 4Rs (Reeducar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Desde então, a entidade realiza campanhas de conscientização e atividades em datas especiais como: dia da água, do meio ambiente, dia da árvore, campanha do agasalho, etc em todas as Unidades e Departamento Regional do Sesc/RS, por meio do grupo de facilitadores socioambientais. Agora em 2019, o projeto está sendo ampliado e pretende impactar além de colaboradores, os milhares de gaúchos que passam pelas Unidades e usufruem dos serviços de saúde, esporte, cultura e bem-estar.

“Trabalhamos com foco na sustentabilidade e a ideia é atender, de forma equilibrada, as necessidades e expectativas da sociedade. Buscando sempre uma atuação ética e transparente, estamos comprometidos com a preservação de recursos ambientais para as gerações atuais e futuras, respeitando a diversidade e promovendo com isso a redução das desigualdades sociais”, comenta a colaboradora do Sesc/RS especialista em sustentabilidade Katiane de Oliveira Roxo.

Uma das mudanças de hábito que vai beneficiar tanto o meio ambiente, quanto a saúde dos gaúchos é a substituição dos tradicionais palitos de dente por fio dental, que serão disponibilizados em todos os Restaurantes Sesc/RS. Apesar de muito tradicional, o palito de dente apresenta alguns malefícios à saúde. “Dependendo do tipo de resíduo que se queira retirar dos dentes, sem enxergar onde ele está, é possível que a ponta do palito acabe machucando a gengiva durante o processo”, alerta o odontólogo do Sesc/RS Taiguara Munari. Ele lembra ainda, outros motivos para evitar o uso: “A ponta fina do palito pode perfurar a gengiva e causar desconforto, além de ser uma porta de entrada de bactérias para o corpo; Pressionar o local de forma intensa com o palito pode causar retração; E com o uso frequente dos palitos, cria-se um espaço entre os dentes devido à força que é feita no uso”.

Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é o de cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 21 Unidades Sesc/Senac.

Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.

Hotel Sesc Gramado
Av. das Hortênsias, 4150, Avenida Central
Gramado - Rio Grande do Sul
(54) 3286.0503
reservasgramado@sesc-rs.com.br

Hotel SESC Campestre
Av. Protásio Alves, 6220, Petrópolis
Porto Alegre - Rio Grande do Sul
(51) 3382.8801
hreservas@sesc-rs.com.br
www.sesc-rs.com.br

Hotel SESC Torres
Rua Plínio Kroeff, 465
Torres - Rio Grande Do Sul
(51) 3626-9400
www.sesc-rs.com.br/hotel_torres


#SescRS #SescGramado #VemProSesc #hotel #hotelaria #ToNoSesc #Gramado #portoalegre #torresrs #dicasdisplaycard #DisplayCard #marketingmultiplataforma #meioambiente #consumoconsciente


Fonte:
Mariana Nunes
Usina de Notícias
Assessoria de Imprensa Sesc/RS
Fone: (51) 3061.0952 / 9464.4931

View?url=%2fsystem%2fbanners%2fimages%2f000%2f000%2f064%2foriginal%2fbanner_guia__ph_7edicao_2015